ENSINO MÉDIO ANGLO

No Ensino Médio, os alunos recebem toda orientação e suporte necessários para as decisões e escolhas da vida adulta. Existe um trabalho conjunto de orientação profissional e de estudos e dos professores da instituição. Assim, valoriza-se a contextualização da metodologia do Colégio, dentro e fora da sala de aula, permitindo uma completa formação intelectual dos jovens.

O Anglo tem mais de mais de 50 anos de preparação para o vestibular. Os alunos do Ensino Médio do Anglo Leonardo da Vinci recebem toda orientação e suporte necessários para ingressarem no mercado de trabalho, afinal, eles são beneficiados pelo trabalho conjunto entre a SOPE (Serviço de Orientação Profissional e Estudos) e os professores da Instituição. 

 Esta fusão de competências resulta na valorização e contextualização da metodologia do Colégio, aplicada dentro e fora de sala de aula, na qual os alunos são diariamente orientados, conduzidos por um professor tutor e acompanhados de forma individual e coletiva, garantindo 100% do envolvimento de toda a comunidade escolar com os estudos e a formação destes estudantes. 

 Diversas atividades complementares fazem parte do calendário da Instituição no decorrer do ano; estas ações são planejadas para que se integrem às atividades do dia a dia, o que garante a completa formação intelectual dos jovens.

O Ensino Médio conta com:

O.E. - Orientação de Estudos Realizadas em âmbitos coletivos e individual, por meio do contato diário entre aluno e professor e através de atendimento individual, com acompanhamento orientacional.

Tutoria - Os primeiros anos do Ensino Médio contam com um professor tutor que vai favorecer a integração entre as turmas, estabelecer um canal de comunicação entre escola-aluno, discutir ações positivas e dificuldades, entre outros.

Plantão de Dúvidas - O Plantão de dúvidas é oferecido aos alunos em dias da semana pré-estabelecidos e em horário complementar ao das aulas. Utilizados para o esclarecimento de dúvidas sobre assuntos e exercícios de aula, possibilita ao aluno maior ganho de tempo nos estudos. De acordo com o trabalho de Orientação de Estudos os alunos podem ser direcionados a aumentar sua frequência ao plantão. Também existem Plantões Dirigidos para grupos de alunos com dificuldades localizadas. 

Simulados - Simular as principais provas que os alunos enfrentarão antes e depois de sua formação é o objetivo dos Simulados, que abordam todo o conteúdo das matérias (Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês). Esta é uma forma do estudante rever conteúdos, identificar dificuldades e avaliar os seus conhecimentos.

Eventos Culturais

Jornada de Informação Profissional - JIP Evento gratuito, aberto à comunidade, criado com o objetivo de abordar temas relacionados à profissões, carreiras, instituições de ensino superior, cursos, mercado e pesquisas.

Estimula o autoconhecimento além de contribuir para as escolhas dos alunos e, consequentemente, para o futuro de cada um.

Semana de Artes e Ciências - SAC Destaca e apresenta para a comunidade escolar os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo.

Trabalhos de Campo - TC Atividades colaborativas que envolvem o universo fora da unidade escolar. Professores e alunos arrumam as malas e partem para o que é chamado de “estudo do meio”. Uma experiência única e repleta de aprendizado. Os mais significantes são: TC Minas - voltado para os alunos dos segundos anos do Ensino Médio (abril) TC Jureia - voltado para os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio (junho) TC Formatura - voltado para os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio (julho)

As Leonardas Competições esportivas, jogos culturais e campanhas sociais integram os alunos Anglo Leonardo da Vinci no primeiro semestre de cada ano letivo. Aqui, o importante não é ganhar, e sim aprender o valor do trabalho em equipe, da participação coletiva e do respeito ao próximo.

Avaliação

A média para aprovação é 6,0.

Nota 1: Atividades

Método (organização + prontidão) +     reelaboração + simulados + listas de exercícios, produção de texto,     relatórios, trabalho, pesquisa, seminários etc, variando de acordo com a     matéria e com a série.

Nota 2: Provas Dissertativas

     São formadas por questões escritas, agendadas em calendário pré-estabelecido no início de cada bimestre. Ocorrem normalmente às terças-feiras, nas duas primeiras aulas (vide calendário).

Nota 3: Prova Bimestral

  São formadas por questões objetivas (múltipla escolha), abrangendo o conteúdo do bimestre ou dos bimestres anteriores. Estão agendadas no Calendário Geral. O ambiente desta prova, assim como a escolha das questões obedece a uma simulação do vestibular.

Não estão incluídas as atividades extracurriculares, tais como cursos e projetos optativos, teatro, música, núcleos esportivos e nem mesmo os plantões de dúvidas. Estes cursos e seus horários serão divulgados no inicio do ano letivo e funcionarão de acordo com o número de inscrições sendo totalmente gratuitos.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

O trabalho no Ensino Fundamental I é bastante individualizado, respeita o histórico e o tempo do aluno, sem perder o encanto da infância. O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo são alguns dos focos deste ciclo, de modo que o aluno se torne mais organizado, autônomo e protagonista de sua vida escolar.

ENSINO FUNDAMENTAL 2

O projeto pedagógico do Ensino Fundamental II considera as mudanças significativas que ocorrem nesta fase dos alunos. O trabalho busca acompanhar de perto cada estudante, equilibrando aprendizado com bem-estar emocional. Valoriza-se a construção do conhecimento, despertando o interesse do aluno em aprender, preparando-o para os desafios do Ensino Médio.

ENSINO MÉDIO ANGLO

No Ensino Médio, os alunos recebem toda orientação e suporte necessários para as decisões e escolhas da vida adulta. Existe um trabalho conjunto de orientação profissional e de estudos e dos professores da instituição. Assim, valoriza-se a contextualização da metodologia do Colégio, dentro e fora da sala de aula, permitindo uma completa formação intelectual dos jovens.

CURSO PRÉ-VESTIBULAR

O Curso Anglo Vestibulares é para o aluno que valoriza o conhecimento e quer entrar nas melhores universidades do país. O material didático e a metodologia empregada estabelecem uma relação precisa de trabalho entre professor e aluno. Mais do que aprender o conteúdo, o aluno aprende a estudar e a se organizar dentro e fora da sala de aula.