1º ano aprende composição e decomposição numérica

Crianças desenvolvem a habilidade de pensar e ler os números

Saber identificar o preço de produtos, utilizar cédulas, calcular um troco são comuns e fáceis para os adultos. Para as crianças é um aprendizado que merece esforço delas e ajuda. Tudo começa na aula de composição e decomposição numérica.

Decompor um número é transformá-lo em uma equação com números menores. É possível decompor em centenas, dezenas e unidades ou separando em várias partes. É o que as turmas do Ensino Fundamental I do Anglo Leonardo da Vinci estão explorando em Matemática.

A professora Márcia propôs ao primeiro ano uma atividade em dupla, na qual os alunos tiveram que testar formas para chegar a um resultado. Na prática, funcionou assim: para obter 20,00 reais, eles poderiam somar 10,00 + 10,00 ou 10,00 + 5,00, por exemplo. A ideia foi usar a estratégia de calculo mental e pensar em como representar o valor.

“O objetivo é fazer com que as crianças entendam a regularidade dos números e que aprendam a ler e a escrever os números. Assim, vão estabelecer relação de maior e menor, conforme o que vem antes e depois na série numérica. Compreender visualmente isso é muito importante.”, ressalta a professora Márcia.

As atividades nessa faixa etária buscam facilitar a assimilação do conceito matemático pelas crianças.  Elas vão desenvolver a habilidade de analisar os números com pensamento criativo.