1º ano explora o jardim do Colégio para descobrir insetos

Atividade amplia conhecimento sobre bichinhos que vivem nesse espaço

No Colégio Anglo Leonardo da Vinci, as crianças Aprendem a Estudar de forma lúdica. A curiosidade é estimulada de diferentes formas e explorar os espaços da escola possibilita sempre a descoberta de novos conhecimentos. O 1º ano constatou isso recentemente ao vivenciar uma expedição no jardim em busca de insetos e outros bichinhos.

As turmas das unidades Granja Viana e Osasco estão estudando as três maiores classes de artrópodes (insetos, aracnídeo e crustáceos) e dando ênfase aos pequenos habitantes do jardim. Nada melhor do que colocar a mão na terra, no gramado e observar ao redor das árvores para se apropriar desse aprendizado.

Depois dessa investigação, os alunos assistiram a um vídeo, pesquisaram, desenharam, registraram e ampliaram ainda mais o estudo com uma aula especial. O professor Vitor, de Biologia, explicou a eles a utilidade de uma lupa e o entusiasmo tomou conta!

“Observar algumas espécies de flores e animais com uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas fez toda a diferença. O professor Vitor conversou sobre o tema e instigou a vontade de saber ainda mais”, acrescenta a professora Sonia.

Você sabia que alguns insetos são importantes para manter o bom desenvolvimento do jardim? As abelhas, por exemplo, são fundamentais no processo de polinização das flores, garantindo sua reprodução. As joaninhas, tão delicadas, são fortes na verdade. Elas atuam como caçadoras de pragas em plantações. Assim, cada um tem uma função.

As crianças continuaram essa aventura em casa e trouxeram os bichinhos que encontraram para a escola. Elas vão montar um insetário com os insetos mortos e um terrário com os vivos. Este é como um minijardim que imita o ambiente natural. Certamente, novas perguntas e descobrimentos estão por vir!