2° ano aprende com o Jogo nunca Dez

Em atividade lúdica e divertida, alunos exploraram as sequências numéricas

Os alunos do 2° ano consolidaram o conhecimento sobre agrupamento de 10 em 10 e 100 em 100 participando do Jogo nunca Dez. Com esta atividade lúdica e divertida, eles exploraram as sequências numéricas, a composição e a decomposição dos números.

O jogo funciona assim: o jogador lança dois dados juntos e, então, soma os números obtidos. Depois, recebe essa quantidade de cubinhos (cada cubinho vale uma unidade).  Ao ter 10 cubinhos, pode trocar por uma barra. Ao unir 10 barras, deve também trocar, só que desta vez por uma placa (uma centena).

Segundo a professora Ediléia, os estudantes compreenderam ainda mais as trocas na base 10, ampliando para a ordem das centenas. “Esse jogo leva o aluno a pensar a matemática por meio de estratégias. Com ele, é possível compreender a base para cálculos adição e subtração”, ressalta.

Durante a atividade, as crianças trocaram ideias e compartilharam acertos e dúvidas. Depois, cada uma fez uma reelaboração com esse conteúdo. “O aprendizado foi enriquecido pelo trabalho em equipe e pelo registro individual”, finaliza.