2º ano acompanha o ciclo de transformação das borboletas

Em atividade prática, as crianças se apropriam de muitos conhecimentos

As borboletas são apreciadas por sua beleza, pelo encanto de suas asas e pela sua transformação. Acompanhar bem de perto sua metamorfose foi um agradável aprendizado para os alunos do segundo ano da unidade Granja Viana.

Segundo a professora Luana, as crianças observaram e acompanharam diariamente o desenvolvimento das lagartas, fizeram registros, pesquisaram e aprenderam sobre seus hábitos e se apropriaram de muitos conhecimentos.

A sala de aula, o jardim, o parque foram espaço de pesquisa, descoberta e construção de conceitos. “As crianças aprendem explorando o mundo de maneira muito simular ao trabalho dos cientistas, procurando o significado e buscando informações sobre como tudo funciona”, explica.

Após descobrir o fantástico mundo das borboletas, a turma decidiu fazer uma apresentação para os pais. Eles ficaram encantados com a empolgação de todos e com o tanto de informações que foram levantadas durante o projeto.

Os alunos confeccionaram também um livro de curiosidades, onde cada um escolheu uma etapa da transformação da borboleta, produziu um texto sobre o que aprendeu e, depois, digitou seu verbete no computador.

“O estudo aproximou os pequenos dos fenômenos da natureza, enriquecendo seus conhecimentos sobre a vida dos animais”, finaliza a professora.