2º ano amplia repertório sobre passado e presente

Alunos produzem um livro com a ordem cronológica dos fatos de suas vidas

 

Alunos do 2º ano aprenderam a relação entre passado e presente e ampliaram um pouco mais o repertório sobre história e ordem cronológica. O aprendizado foi vivenciado por meio da produção de um livro a respeito da própria família.

A professora Ediléia propôs que cada um consultasse documentos escritos e não escritos, como fotos ou vídeos, de suas famílias para estabelecer uma ordem cronológica dos fatos de suas vidas e de suas famílias do nascimento até os dias atuais.

Segundo ela, esse trabalho despertou nos alunos a consciência do que é história, que é um conjunto de fatos que acontecem na vida de cada um, formando sua história de vida.

“Eles conheceram um pouco mais sobre suas trajetórias, pois os pais participaram contando a eles curiosidades sobre cada etapa. Também ficaram curiosos para saber sobre a vida de seus amigos, por meio de uma troca de livros”, explica.

Essa experiência será muito importante na sequência dos estudos em História. “Reconhecendo a sua biografia, a criança poderá conhecer outros fatos e entender que eles são registros de acontecimentos que formaram a narrativa das pessoas, das cidades e dos países”, ressalta.