3º ano aprende sobre o tempo meteorológico

Experiências enriquecem o aprendizado sobre o tema

 

A criatividade é uma das marcas dos professores do Anglo Leonardo da Vinci. Um trabalho sobre o tempo meteorológico realizado nas aulas de Ciências no 3º ano, da unidade Granja Viana, mostra um pouco disso.

As crianças estudaram os tipos de nuvens, a água e as mudanças de seu estado físico. Segundo a professora Luciana, o diferencial desse trabalho foi a variedade de estratégias usadas para estudar os temas.

Além das aulas expositivas com o suporte da apostila Anglo, os alunos assistiram a alguns vídeos sobre nuvens e o ciclo da água, confeccionaram uma biruta - instrumento que indica a direção do vento. Também montaram um identificador de nuvens e foram descobrir quais tipos de nuvens estavam presentes no céu no dia dessa atividade e quais condições de tempo elas indicavam.

“Seguimos realizando experiências. Com água quente no copo e uma forminha com gelo em cima do copo, criamos uma pequena nuvem. Fiz chover uma gotinha de chuva em cada um os. Depois, comprovamos a subida do ar quente com garrafa pet e bexiga. A alegria de todos foi contagiante”, conta a professora.

Houve ainda a montagem de um terrário, onde as crianças puderam observar, ao longo de vários dias, o que acontece com a água quando ela é colocada dentro de um sistema fechado. Uma aula com o professor Victor, de biologia, sobre clima e tempo trouxe mais conhecimento e interação.

“Essa diversidade enriqueceu demais nossas aulas e despertou muito o interesse e o envolvimento dos alunos em todo o processo de aprendizado”, ressalta Luciana.