3º ano bate-papo com técnico em Meteorologia do CGE

Alunos se encantam com instrumentos meteorológicos e muito mais

Com o objetivo de complementar os conteúdos de Ciências sobre o tempo meteorológico, os alunos do 3º ano, da unidade Granja Viana, receberam Adilson Nazário, técnico em Meteorologia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Cidade de São Paulo), para um bate-papo.

O especialista falou sobre a importância da Meteorologia e encantou as crianças com alguns instrumentos meteorológicos. “Conhecemos o termohigrógrafo ou higrotermógrafo usado para medir e registrar a temperatura e a umidade do ar e o heliógrafo, conhecido como " a bola de cristal " dos meteorologistas e utilizado para verificar o número de horas do brilho solar em um determinado local”, conta a professora xx.

O técnico Nazário demonstrou ainda o uso do pluviômetro, importante instrumento utilizado na medição da quantidade de chuva. Ele explicou para a turma a diferença entre furacão e tornado e os tipos de nuvens estudados em sala de aula.

Os alunos receberam ainda dicas para os cuidados necessários à saúde durante o verão e os dias mais secos do ano. Além disso, viram as consequências do descarte inadequado do lixo nas ruas das cidades, como a problemática das enchentes etc.

“Foi um bate-papo descontraído e repleto de aprendizado. Diversificar a fonte de informação é muito importante nessa faixa etária. As crianças ficaram atentas, participaram com entusiasmo e fizeram muitas perguntas”, finaliza a professora.