3º ano constrói biruta que indica direção do vento

Alunos colocam em prática aprendizados sobre o tempo meteorológico

A turma do 3º ano iniciou o conteúdo de Ciências estudando o tempo meteorológico. Faz parte dessa proposta conhecer os principais instrumentos, como termômetro de temperatura, pluviômetro que mede chuvas e biruta que indica a direção do vento. Em grupos, os alunos colocaram o conhecimento em ação e construíram a biruta.

A professora Carla, da unidade Osasco, determinou alguns critérios para essa experiência. Não bastava fazer, era preciso organização, trabalho em equipe, participação de todos os integrantes, limpeza, escolha e uso consciente de materiais, e responsabilidade, uma vez que cada estudante deveria cumprir sua função no projeto.

O ponto de partida foi escrever como o protótipo iria funcionar, justificar as razões que o fariam funcionar. Foi um momento em que trocaram ideias sobre os conceitos e a funcionalidade do objeto. Com a aprovação dessa descrição pela professora, eles poderiam retirar os materiais (papel crepom, fita crepe, barbante, copo descartável, fita metaloide, papel vegetal), e começar.  

“Deixei claro o objetivo da aula, expus as regras, exigi que elaborassem um planejamento e ofereci os materiais. Pronto. O restante eles fizeram! Aqui, é assim: confiamos na capacidade dos alunos porque sabemos que eles são capazes de criar muitas coisas. Levantando hipóteses e experimentando, o aprendizado é enriquecido”, ressalta Carla.

A próxima etapa será daqui duas semanas, quando os estudantes vão testar e analisar o que funcionou ou não e o que pode ser aperfeiçoado na biruta do grupo.