3º ano testa os estados físicos da água em laboratório

Conteúdo de Ciências é abordado na prática

Quais são os estados físicos da água? Qual é o estado físico da água nas nuvens? O conteúdo de Ciências reforça para o aluno que “ele é cientista”, então buscar respostas para essas e outras perguntas e levantar hipóteses são comuns por aqui. O 3º ano, unidade Osasco, testou os três estágios da água no laboratório da escola.

A água é encontrada em três estados físicos: Líquido, Sólido e Gasoso. Após conhecer os diferentes tipo de nuvens e os estados físicos da água e suas mudanças com a professora Alexandra, em sala de aula, as crianças enriqueceram a aprendizagem vivenciando duas experiências sobre o assunto com o professor Vitor, de Biologia.

Para o primeiro experimento, a turma usou um vidro transparente, água quente, quatro cubos de gelo e forma de alumínio. Os estudantes colocaram o gelo na forma de alumínio e esperaram ela ficar bem gelada. O professor colocou água quente dentro do recipiente. A forma de alumínio com o gelo foi colocada sobre o vidro.

“Eles constataram que a água quente forma o vapor. Quando este ar quente e úmido sobe até o topo do vidro, ele encontra um ambiente frio e se resfria. Quando este vapor se resfria, ele forma pequeninas gotas de água, que aparecem como nuvens”, explica Vitor.

O segundo teste foi feito com duas bexigas, duas garrafas Pet e água quente e gelo. Cada bexiga foi posicionada em uma garrafa. Em uma foi colocada água quente, que fez a bexiga encher. Na outra, os alunos puseram gelo, que por sua vez a fez murchar. Portanto, em contato com a temperatura, o ar expande.

Aprendizado na prática faz toda a diferença!