4º ano conhece o Instituto Humana Terra

Alunos aprendem sobre agroecologia e sustentabilidade

 

Alunos dos 4º ano do Anglo Leonardo da Vinci conheceram o Instituto Humana Terra, em São Lourenço da Serra, um lugar ideal para exercitar muitos sentidos. Sentir a terra, aromas, ouvir e perceber as árvores e os animais enriqueceram o aprendizado.

Segundo a professora Carla, no espaço, é possível pensar sobre agroecologia, sustentabilidade e refletir em como é uma vida conectada com a natureza.

“Compreendemos melhor quando fazemos. Os alunos foram além da teoria, participaram de trilha, sentiram a textura das plantas, das minhocas, ouviram o som desse ambiente único e diferente da cidade e pensaram em formas de preservá-lo”, conta.

As crianças participaram ainda de uma atividade de compostagem, que é o processo no qual os micro-organismos (bactérias e fungos) transformam o lixo orgânico em húmus, um material rico em nutrientes. Elas aprenderam que essa é uma solução para reciclar resíduos e reduzir as sobras de alimentos.

Assim, de acordo com a organização do Instituto, as ações e os projetos apresentados ajudam na construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade e o respeito e a integração com a natureza.

“O estudo de campo despertou o olhar para sustentabilidade, a permacultura, e também estimulou o trabalho em equipe e a cooperação, entre outros aspectos”, ressalta a professora.