4º ano estuda sítios arqueológicos

Turma aprende na prática durante a construção de maquete

Os alunos do 4º ano aprenderam a importância dos sítios arqueológicos para o estudo dos vestígios deixados pelos seres humanos que viveram em um passado muito remoto. A turma, da unidade Granja Viana, fez uma maquete para concluir o estudo.

E o que são sítios arqueológicos? A resposta está na ponta da língua deles.

“São locais onde achamos objetos antigos. Nós precisamos preservá-los porque sem eles nós não conseguiríamos saber sobre o passado e como era a vida naquela época, afinal não há documentos escritos fornecendo informações”, explica a aluna Manuela Ferreira Gonçalves.

Depois das aulas de Histórias, a professora Adriana, de Artes, deu andamento ao tema e envolveu o grupo na construção de uma maquete de um sítio arqueológico. Os estudantes se envolveram com a escolha e a elaboração de todos os itens que fizeram parte desse trabalho.

“O objetivo foi colocar em prática o conhecimento adquirido durante as aulas, desenvolver a oralidade e estimular a criatividade. Fazer a maquete ajuda o aluno a ter uma noção tridimensional do que realmente é o sítio arqueológico”, finaliza a professora Mônica.