4º ano monta mapa político do Brasil

Atividade trabalha a concentração, a leitura e a interpretação

O conteúdo de Geografia do 4º ano no Anglo Leonardo  da Vinci teve início com uma atividade de montagem do mapa político do Brasil e o estudo dos estados, das capitais e do Distrito Federal. A atividade estimulou a concentração e o trabalho em equipe.

Segundo a professora Mônica Serrão, da unidade Granja Viana, cada aluno recebeu os mapas de alguns estados para colorir. Em seguida, agrupando-os de acordo com a região, realizaram a montagem do mapa do Brasil.

“O trabalho em equipe, além de proporcionar momentos de interação, é um importante instrumento para a avaliarmos a aquisição e a troca de conhecimentos, a utilização de procedimentos adequados e também um momento para estimularmos o respeito e a empatia entre eles”, explica.

A professora Soraia Sampaio, da unidade Osasco, acrescenta que a abordagem dos conteúdos de Geografia insere-se inicialmente na perspectiva da leitura da paisagem para que os estudantes possam, depois, conhecer os processos de construção do espaço geográfico.

“Atividades como essa são importantes porque exigem concentração, leitura e interpretação, habilidades que serão importantes em diversos momentos. Possibilitam ainda a compreensão das relações entre espaço e tempo e desenvolve a coordenação motora”, ressalta Soraia.