5º ano aprofunda conhecimento no TC Fazenda do Café

Alunos vivenciam fatos históricos sobre o período colonial e imperial

Os alunos do 5º ano visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí. O foco do trabalho de campo foi compreender e vivenciar fatos históricos relevantes sobre o período colonial e imperial do Brasil.

A Fazenda do Café, como também conhecida, viveu a transição econômica do Brasil, o período em que a mão de obra era escrava e imigrante. Teve início com o declínio das exportações de cana-de-açúcar e auge da produção do café.

Senzalas domésticas, pelourinho, casas dos senhores do engenho, capelas do século 18 e até mesmo as palmeiras imperiais que a Princesa Isabel presenteou na época em que se hospedou nessa fazenda estão  conservados.

Além de conhecer a estrutura, os alunos aprofundaram seus conhecimentos na história do café e conheceram as etapas do plantio, processos, máquinas e equipamentos antigos que ainda funcionam.

Todo roteiro foi acompanhado por um educador da fazenda, que explicou cada ambiente de estudo com a participação e interação dos alunos, enriquecendo ainda mais o trabalho de campo.

Segundo a professora Mônica, de forma lúdica, envolvente e interativa, as crianças tiveram a oportunidade de fazer uma viagem ao passado. “Assim, se apropriaram de conhecimentos vistos em sala de aula. Exploraram e vivenciaram esse aprendizado”, conta.

Elas saíram de lá impressionadas. “Nas palavras dos alunos, foi uma aventura única e muito significativa. Eles retornaram do passeio muito felizes”, ressalta a professora.