6 dicas para ajudar pais e alunos do Ensino Fundamental na volta às aulas

Diante de mudanças e novidades, a equipe pedagógica está à disposição

 

Todo início de ano é um novo começo para as famílias. Diante de mudanças, adaptações e novidades, a equipe pedagógica do Anglo Leonardo da Vinci apresenta algumas dicas e orientações.

Alunos do Fundamental I vão ser inseridos no maravilhoso mundo da linguagem oral e escrita. Mas isso será acompanhado do encanto das atividades lúdicas. “As crianças vão construir novos conhecimentos no caminho da alfabetização, mas as famílias podem ficar tranquilas, pois vão continuar tendo muitas experiências”, conta a coordenadora Vanessa, da unidade Granja Viana.

A escola sempre respeitará o tempo e o momento de cada criança. “Os pais podem sempre contar com a ajuda do professor, caso encontrem dificuldades no decorrer do processo”, ressalta.

Para que tudo ocorra da forma mais tranquila no Ensino Fundamental II, é imprescindível que os pais transmitam segurança sobre a nova fase. “Conversar de forma transparente sobre os pontos positivos deste ano é o melhor caminho”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental II Ana Beatriz, da unidade Granja Viana.

O que eu quero alcançar? O que desejo realizar? Qual é o meu objetivo? O que quero conhecer? Essas são algumas perguntas que podem ser instigadas em casa. Segundo Ana, pensar sobre essas questões, planejar e definir algumas metas valem muito a pena neste momento.

“Ser disciplinado é planejar momentos de estudo de forma organizada e sistemática, observando prioridades, tempo e estratégias. As famílias podem ajudar os filhos a ver a necessidade disso”, acrescenta.

 

Confira outras 6 dicas importantes na volta às aulas:

 

1.   Estabeleça, com seu filho, três objetivos e faça um planejamento para atingi-los pensando no tempo e nas estratégias;

2.   Organize um espaço de estudo e o seu tempo de estudo.  A criança e o adolescente precisam ter os seus horários, calendário, materiais de uso escolar, boa iluminação e o seu planejamento diário ou semanal;

3.   Neste início de ano, o aluno pode priorizar um estudo mais intenso com as disciplinas que soam mais difíceis;

4.   Frequente os plantões de dúvidas ou busque a ajuda do professor desde já;

5.   Pergunte, pergunte, pergunte. Tire suas dúvidas por mais obvias pareçam.