8º ano explica conceitos de Matemática de forma lúdica

Alunos criam jogos, desenhos, história em quadrinhos e muito mais


Aulas dinâmicas e colaborativas de Matemática têm conduzido os estudantes do 8º ano a uma jornada de descobertas. Eles aplicam o conhecimento de forma lúdica e interessante e atuam como protagonistas em busca de soluções, ideias e novos saberes.

O professor Cauê propôs um desafio que movimentou a turma recentemente: os alunos deveriam trabalhar a Fatoração Algébrica de Polinômios usando recursos diferentes. Foi surpreendente a variedade de produções. Eles criaram jogos de tabuleiro, tiro ao alvo, reelaborações, história em quadrinhos, desenhos para explicar o conteúdo.

Fatorar um número significa escrevê-lo na forma de produto de números primos. Por exemplo, a fatoração do número 36 consiste na multiplicação entre os números 2 x 2 x 3 x 3. Na fatoração de polinômios, é preciso escrever o mesmo através do produto entre outros polinômios.

Segundo o professor, transformar a teórica em prática é fundamental para que ampliem o entendimento, se deem conta de suas dúvidas e encontrem respostas. Aprender a Estudar na prática motiva e integra os grupos.

“Instigamos, mediamos e contemplamos a curiosidade e a criatividade deles. Eu disse que a missão era me surpreender e assim eles fizeram. Apresentaram soluções interessantes e expuseram com muita clareza o que compreenderam sobre essa temática. Estão orgulhosos com tudo o que criaram. Eu também”, finaliza.