8º ano faz reelaboração de livro de Jorge Amado

“A morte e A morte de Quincas Berro d'Água” em cena

Alunos do 8º ano estudaram o livro “A morte e A morte de Quincas Berro d'Água”, de Jorge Amado. Colocando o aprendizado em prática, a turma foi dividida em grupos para adaptar uma sequência narrativa da obra em uma linguagem digital de sua escolha. Foi mais um trabalho bem-sucedido de reelaboração.

Numa prosa envolvente, que desperta o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares, conhecido por Quincas Berro D'água. Ele era um cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade.

Segundo a professora Luiza Machado, os grupos conseguiram fazer a leitura com dinâmica, autonomia e buscaram sempre a reflexão sobre o tema. Os estudantes trabalharam com diversas ilustrações e com teatro. O resultado foi uma bela história contada em vídeo.

“É interessante contemplar as possibilidades criativas de todos e também o diálogo que travaram entre linguagens tão diferentes. A partir do momento que o aluno faz a reelaboração, ele se apropria do conteúdo e aprende de verdade”, acrescenta a professora.