9° ano visita Paraty e se despede do Ensino Fundamental

Viagem também promove a consolidação de muitos aprendizados

 

Entre os dias 11 e 14 de novembro, as turmas do 9° ano conheceram a incrível cidade de Paraty. A viagem foi um tempo para encerramento e despedida desse ciclo, mas também um período para consolidação de muitos aprendizados.

A primeira parada em praia foi ao Parque Estadual de Picinguaba. Nem o tempo chuvoso desanimou o grupo. Depois, os estudantes partiram para Paraty e foram recebidos com um belo fim de tarde ensolarado.

No dia seguinte, fizeram city tour percorrendo o Centro Histórico de Paraty com uma aula especial de História com o professor Ricardo. Conheceram a Escuna Paz e Amor pelas principais ilhas e praias da região (Praia da Lula, Aquário Natural, Praia Vermelha e Lagoa Azul).

Seguindo a programação, no dia 13, teve trilha, cachoeira e praia. Eles fizeram “O Caminho do Ouro”, entendendo mais sobre a história da região, a vegetação e a intervenção do homem na natureza. Visitaram o Poço do Tarzan, famosa cachoeira local.

O dia encerrou com um emocionante Luau. Os professores Adriano, Júlio e Ricardo deram um discurso com belíssimas palavras para o encerramento de um ciclo tão significativo que é o Ensino Fundamental II.

“Com o barulho do mar ao fundo, refletimos sobre perdão e sobre a nova fase que virá. Vimos todos se abraçando muito emocionados e foi um momento de amadurecimento”, contam os professores.

O último dia foi dedicado para a turma conhecer o Aquário de Ubatuba. Observaram de perto diversas espécies de animais marinhos e conheceram mais sobre seus habitats e muitas curiosidades. Em seguida, visitaram o projeto TAMAR, que faz o trabalho de conscientização e proteção das tartarugas marinhas.

Foram dias intensos de confraternização, boa comida, aprendizados e, assim, os alunos se despediram do nono ano.