9º ano conhece o Museu da Resistência de São Paulo

Trabalho de campo enriquece aprendizado sobre ditadura militar

Alunos do 9º ano do Anglo Leonardo da Vinci conheceram o Museu da Resistência de São Paulo. A proposta da visita foi agregar conhecimento sobre a ditadura Civil Militar no Brasil - tema que tem sido abordado em História.

O Memorial, localizado no prédio do extinto DOPS, resgata a memória de militantes que lutaram contra as ditaduras desde o momento da criação do DOPS em 1924 até sua extinção em 1983.

Segundo o professor Ricardo, de História, esses militantes foram encarcerados no local e torturados por agentes da repressão. “Os alunos visitaram as dependências e as instalações, ouviram depoimentos de ex-presos políticos da ditadura entre 1964 e 1985, consultaram documentos que ajudam compreender esse período”, conta.

A visita foi monitorada por um estagiário do Memorial que, além de expor aos alunos o conteúdo estudado, promoveu um debate acerca dos direitos humanos, comparando épocas diferentes e estabelecendo a relação entre passado e presente.

“O trabalho de campo cumpriu, mais uma vez, sua função de tornar o aprendizado interessante e dinâmico”, ressalta a professora Janaína, de História.