Alfabetização: aprendizados no primeiro ano

Atividades favorecem o reconhecimento de letras e novas palavras

Aprender a ler e a escrever é um marco real na vida de toda criança. Mas é importante saber que há muito a fazer no que diz respeito à estimulação. No Anglo Leonardo da Vinci, o assunto e tratado cuidadosamente para que o aprendizado faça sentido para o aluno.

No primeiro ano, diversas atividades favorecem o contato com as letras. A reelaboração, parte da metodologia a escola, é uma ferramenta bastante utilizada neste sentido.

Depois de estudarem e pesquisarem sobre a “história da nossa família” em casa, as crianças colaram palavras no diagrama de lótus, identificaram a primeira letra no nome dos pais, observaram quantas letras cada palavra tinha e relacionaram o assunto em si com as palavras escolhidas.

Outra atividade que tem envolvido o primeiro ano são as letras móveis. Eles montam os nomes dos amigos, conheceram as primeiras letras e as quantidades diferentes em cada um.

O início da alfabetização tem sido acompanhado ainda com muitas músicas. Segundo a professora Sonia, parlendas, como “hoje é domingo, pé de cachimbo” ou “corre cotia”, fazem parte do dia a dia, em outro exercício de identificar as palavras.

Jogos da memória do alfabeto também envolve a turminha. O objetivo é que os alunos reconheçam as letras do alfabeto associando o traçado da letra com algumas imagens.  “Essa é uma maneira lúdica de trabalhar com o reconhecimento grafia/som/palavra”, ressalta a professora Márcia.