Alunos do 4º ano aprendem sobre análise de chances

No Anglo Osasco, as crianças participaram de um jogo com dados

Em situações de jogos ou sorteios de prêmios, todo mundo quer saber se tem ou não a chance de ganhar. Em Matemática, isso pode ser observado. A turma do 4º ano, do Anglo Osasco, teve uma aula para aprender sobre análise de chances.

Para facilitar o entendimento das crianças, elas participaram de um exercício cuja proposta foi analisar as possibilidades do produto dos números da face de dois dados. Elas pensaram e discutiram os resultados que seriam impossíveis e os com maior probabilidade. Ganhou o jogo quem conseguiu riscar primeiro os cinco números nos quais apostou.

Segundo a coordenadora Cristina, os jogos são ferramentas de aprendizado, pois ajudam o aluno a enfrentar desafios e a buscar soluções. “A atividade também incentivou o trabalho em grupo, pois tiveram que desenhar as possibilidades em conjunto”, ressalta.

A probabilidade aparece de forma mais densa no Ensino Médio, mas muito antes disso os alunos estão tendo contato com esse conceito. Aos poucos, eles vão percebendo que é possível avaliar as chances não só de um jogo, mas de outras situações, como fazer previsão de fenômenos científicos etc.

Confira as fotos aqui.