Alunos do 4º ano estudam o incrível mundo botânico

Após muita pesquisa, as crianças fazem o desenho científico de uma flor

Alunos do 4º ano do Anglo Leonardo da Vinci estão explorando o incrível mundo botânico. Dando continuidade ao tema, eles conheceram as partes de uma flor. Para envolvê-los ainda mais, a professora Carla, da unidade Osasco, propôs uma atividade de pintura.

O desafio foi realizar um desenho cientifico da flor. Para isso, estudaram a fundo as partes da flor e se inspiraram no trabalho de Dulce Nascimento, ilustradora, paisagista e autora do livro “Plantas Brasileiras” e da botânica Margaret Mee, ilustradora que documentou a flora brasileira, especialmente a da Mata Atlântica e a da Floresta Amazônica.

Margaret Mee relata passagens em que chegou a ficar duas horas aguardando, no escuro da mata, uma flor desabrochar. Tudo isso para poder esboçar em traços rápidos os detalhes desse fenômeno.  “Um bom exemplo para as crianças de que vale a pena observar a natureza”, conta Carla.

Com o conhecimento necessário, os alunos colocaram a mão na massa e partiram para a ilustração. Segundo a professora, a pintura é uma forma de arte e um espaço para as crianças se expressarem. Além de mostrar o que aprenderam em prática, tiveram outras habilidades desenvolvidas.

“Em contato com a arte, as crianças desenvolvem a imaginação, a criatividade, a sensibilização, a concentração, trabalham a motricidade, entre outras habilidades”, acrescenta.