Alunos do Anglo Leonardo da Vinci participam do Torneio Mundial de Robótica da Lego

Equipe encontra solução inovadora para fazer reaproveitamento de água

 

Alunos do 6º ao 9º ano, da equipe de robótica do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, de Osasco, embarcaram para mais uma competição importante. Agora, o desafio será a etapa São Paulo do Torneio Mundial de Robótica da Lego, a FLL-First Lego League, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Nessa temporada, o tema é “Hydro dynamics”, a água em seu ciclo humano: encontrar, transportar, utilizar e descartar. Segundo o professor responsável pela equipe, Josué, o desafio dos estudantes será montar um robô autônomo que realize o maior número possível de tarefas num período de dois minutos e meio em cada round.

As arenas vão simular o ambiente hídrico de uma cidade com os robôs ativando bombas d´água, filtros, consertando canos quebrados e ajudando nos processos de uma estação de tratamento de água e esgoto.

Os competidores também precisarão encontrar uma solução inovadora ou melhorar uma ideia já existente em relação ao ciclo humano da água.  O projeto de pesquisa dos alunos do Anglo, além de captar água da chuva, reaproveita a água de irrigação de uma horta com um “solo inteligente” que transfere todo esse “líquido precioso” para uma pequena piscina de fibra com uma mini bomba de água e uma divisão com piso de pneu reciclado.

No processo, a água retorna a um reservatório para um novo uso, não só na horta como também para lavar roupas, lavar o quintal e dar descarga no banheiro.

“Toda a competição será baseada nos "Core Values", que são os valores fundamentais do ser humano, como cooperação com os colegas e entre as equipes, respeito, cordialidade, sempre praticando a competição com cooperação e o profissionalismo”, ressalta o professor.

Matéria no Jornal Giro S.A