Alunos encerram o ano com ações solidárias

Aprendizados e gratidão envolvem as crianças do Fundamental I

A primeira semana de dezembro foi marcada por diversas ações solidárias no Colégio Anglo Leonardo da Vinci. Alunos arrecadaram brinquedos e itens para a cesta básica, mas muito mais do que isso: entregaram disposição, conhecimento e alegria a outas crianças e idosos carentes.

Para valorizar e agradecer todo o trabalho e empenho de cada funcionário do Anglo, os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, das professoras Sônia, Luana e Luciana, ofereceram um delicioso café da manhã.

Os alunos dos 4ºs e 5ºs anos participaram de uma experiência que certamente proporcionou muito aprendizado à todos: uma visita com muita cantoria, recitais de poesias e amor na Casa de Repouso Verbo Amar. Para as professoras Mônica e Ana Paula, o contato com o idoso é importante para que as crianças desenvolvam o respeito pelos mais velhos e aprendam com eles.

O projeto social “Mãos Solidárias”, organizado pelas mães Ana e Luciana, levou os alunos do Ensino Fundamental I para uma ação na Fundação Maria Carolina. A organização recebe crianças após o horário de aula em escola tradicional como alternativa para as famílias que precisam de apoio.

Lá, elas fazem atividades extras, lição de casa, almoçam e participam de outros trabalhos. Os alunos voluntários do Anglo prepararam um momento com músicas, diversas gincanas, lanches e lembranças. “Tudo preparado com muito amor para que todas se sentissem acolhidas”, conta Ana.

A unidade Osasco também embarcou nesse tempo de solidariedade e, além de arrecadação de livros, as turmas do 2° ano escolheram passar um dia com alunos de uma escola pública. A EMEF Quintino Bocaiúva participou de jogos na quadra, lanche compartilhado e brincaram no parque.

Teve, ainda, uma aula especial de Física com o professor Adriano, na qual os estudantes aprenderam sobre sustentação e funcionamento de um helicóptero. “Os alunos visitantes estavam impressionados demonstraram muita alegria ao brincar no colégio. Foi um tempo de interação especial e que gerou muita emoção na despedida”, conta a professora Ediléia.

O 3° ano visitou a casa de repouso Padre Cícero e São Judas Tadeu. Uma experiência que gerou momentos de alegria e aprendizados a todos. As crianças declamaram poemas, jogaram bingo e transmitiram muito amor e respeito aos idosos.

Os 4° e 5° anos foram ao Orfanato Gaan, em Pirituba, onde doaram brinquedos e alimentos. “Percebemos o privilégio de termos uma casa, uma família e comida. A gente aprendeu a não reclamar da vida e sim acolher e aceitar tudo o que temos de coração”, conta a aluna Sophia, do quinto ano.