Alunos exploram o CienTec USP e Jardim Botânico

Foto da aluna Carolina Borin Garcia do 9º ano

Trabalhos de campo ampliam conhecimento sobre Ciências e Matemática

Na última sexta (2) e sábado (3), alunos do Anglo Leonardo da Vinci vivenciaram conceitos ensinados em sala de aula no Parque de Ciência e Tecnologia da USP – CienTec e no Jardim Botânico de São Paulo respectivamente. Ciências e Matemática no foco dos estudos e momentos de muito aprendizado nesses trabalhos de campo.

As turmas do 8º e 9º anos, das unidades Osasco e Granja Viana, foram para o CienTec. Visitaram o espaço de geofísica, onde foi explicado temas como formação de vulcão, terremotos, placas tectônicas, ilusão de ótica, ondas sonoras e centro da terra.

No local dedicado à Matemática, os estudantes visualizaram de maneira prática o teorema de Pitágoras, vértices e perspectiva. Eles também ficaram impressionados com a abordagem de física: movimento e atrito, demonstrações de objetos eletrizados, conceitos de pressão e distribuição de força, equilíbrio elétrico.

Segundo o professor Adriano, de Física, a visita mostrou aos alunos que um conceito vai muito além. Ele está muito presente em nosso dia a dia. “O aprendizado na prática é sempre valioso”, diz.

Já o 3º ano Ensino Médio, das unidades Osasco e Alphaville, embarcou em uma aventura no Jardim Botânico. Eles participaram de cinco estações de trabalho com o objetivo de olhar a biologia em diferentes aspectos. Entre os temas abordados, estão arboreto, túnel de bambu, museu botânico, estufa e orquidário, e jardim dos sentidos.

"O contato com a natureza está cada vez mais restrito. Por isso, o Jardim Botânico tem um papel fundamental de ensinar a importância da vegetação, conservação, da biodiversidade, pesquisas cientificas e desenvolvimento sustentável”, ressalta a professora Soraya.

Confira as fotos do evento na fanpage do Facebook de sua unidade.