Anglo Alphaville realiza sua primeira Simulação da ONU

Alunos discutem os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS)

No último sábado (9), aconteceu a primeira Simulação da ONU no Anglo Alphaville. O encontro com alunos do Ensino Médio teve como o princípio norteador da discussão os objetivos de desenvolvimentos sustentável (ODS) para a "Preservação e o controle das reservas de Urânio no Mundo".

A Simulação da ONU já é tradição no Anglo Leonardo da Vinci. É quando os estudantes desempenham o papel das delegações de cada país e discutem acerca de assuntos importantes de políticas públicas e auxílio para a humanidade.

As regras foram definidas e apresentadas na abertura, e o comportamento requerido era de decoro, como as práticas presentes nos debates oficiais da ONU.

Os ODS têm como grandes metas a erradicação da pobreza e a criação de oportunidades para os cidadãos do mundo, tendo como preocupação os limites do planeta. Os alunos tiveram como responsabilidade prévia pesquisar sobre o assunto e entender o posicionamento de cada país a esse respeito.

Nesse primeiro encontro ‘alguns países’ estiveram presentes, entre eles: Rússia, Estados Unidos da América e Nigéria, o que rendeu boa discussão sobre as relações internacionais, focando no comércio, nos direitos humanos e na sustentabilidade no mundo.

“A simulação é uma oportunidade de repensarmos o mundo, o momento que estamos passando, entender os problemas e perceber que, com conhecimento e dedicação, podemos ser agentes da transformação. Ter essa experiência é colocar na prática todo o aprendizado de sala de aula. É ver que conhecimento não é em vão, não é para o vestibular, é para a vida!”, ressalta a aluna Ana Thyeme, responsável pela ação.