Aula de Geografia trabalha com dados e informações de jornal

4º ano tem contato com essa importante fonte de atualidades

A tecnologia é bem-vinda no dia a dia das crianças e, sabendo utilizá-la, é um recurso para aprendizado. Mas, mesmo na era digital, também há muito espaço para o papel, a leitura, o jornal. Alunos do Anglo Leonardo da Vinci viram isso bem de perto em uma atividade de análise do O Estado de São Paulo.

O 4º ano, da unidade Granja Viana, esteve em contato com notícias do jornal na aula de Geografia. O foco foi despertar o olhar deles para dados gerais, aspectos políticos, econômicos e naturais, pontos turísticos, e informações sobre as cidades.

Cada aluno ficou responsável por um tema a ser pesquisado. Depois, as crianças selecionaram as principais informações, os destaques que chamaram mais a atenção delas e, finalmente, elaboraram cartazes que serviram de ferramentas para apresentarem o trabalho.

“De forma compromissada e participativa, os alunos trabalharam em equipe e com muito respeito uns pelos outros. Alegres, mostraram que estavam por dentro do conteúdo do jornal. Foi uma atividade repleta de aprendizados”, ressalta a professora Mônica.

O trabalho com jornais amplia o universo dos alunos e incentiva a leitura. Há fotografias, recursos gráficos e diferentes. Esse hábito fará toda a diferença depois no Ensino Médio, uma vez que os principais vestibulares abordam questões do cotidiano e discussões sobre atualidades.

Leve esse tipo de leitura para casa também!