Avaliação no Ensino Médio tem foco no ensino e aprendizado

Ferramenta desafia e incentiva estudantes a buscar patamares mais altos

Assim como no Fundamental II (veja aqui), a avaliação no Ensino Médio não busca classificar quais são os melhores alunos. Ao contrário. No Colégio Anglo Leonardo da Vinci, avaliar é uma importante ferramenta para direcionar professores e estudantes. O foco é no ensino e aprendizado.

Para o professor, possibilita que conheça melhor as dificuldades de seus alunos e, assim, pode buscar novos instrumentos para transmitir o conhecimento. Para o aluno, além de conferir se o que compreendeu está de acordo com as expectativas, a avaliação também o incentiva a aprimorar seus métodos de estudos.

 “A avaliação pode ser entendida como um canal de comunicação essencial entre professor-aluno. Além disso, ela norteia o trabalho do docente. Ao mesmo tempo, sinaliza para o estudante os acertos e o que precisa ser melhorado”, explica o coordenador Marcos Lanner.

Acontecem individualmente ou em grupo. Nas duas situações, existe diálogo e a troca de conhecimentos entre a turma. Os alunos estudam juntos e, depois, confrontam resoluções e caminhos. Esse exercício ganha força e importância durante a fase de preparação mais intensa para o vestibulares.

“Acreditamos que uma boa avaliação propõe desafios, levando os alunos a buscar patamares mais altos. Esse é o objetivo da nossa equipe. Isso refletirá positivamente não só na escola, mas nos vestibulares e na universidade também”, finaliza.