Cine Anglo aborda seriados polêmicos

Adolescência precisa de cuidados e atenção e, por isso, entra em pauta

 

O Anglo Leonardo da Vinci promoveu mais um “Cine Anglo” para alunos do Ensino Médio. O encontro, que sempre traz clássicos do cinema e debates ligados à história e à filosofia, por exemplo, ganhou uma temática diferente dessa vez: seriados. "13 Reason Why", "My Mad Fat Diary" e "3%" estiveram no foco das reflexões.

A adolescência é um período marcado por muitas descobertas, inseguranças e incertezas. Os adolescentes procuram a sua própria identidade, questionam regras e não sabem bem como lidar com as emoções. Trazê-los para pensar sobre essa fase é fundamental.

“13 Reasons Why” acompanha a história do garoto Clay que recebe várias gravações, nas quais sua falecida colega Hannah, por quem ele era apaixonado, fala sobre os motivos que a levaram a cometer suicídio.

"My Mad Fat Diary" também traz a história de uma adolescente cheia de problemas. Ela acabou de sair do hospital psiquiátrico, onde passou quatro meses depois de uma tentativa de suicídio. Ambas causaram grande repercussão na mídia e trouxe à tona a importância de se falar sobre isso.

Já "3%" é uma série brasileira de ficção científica que se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever para um processo seletivo que os levará a um "novo mundo”. Até lá, um processo bastante cruel é imposto aos candidatos.

“Precisamos estar atualizados quanto ao tipo de conteúdo que os alunos estão expostos. Assim, podemos compartilhar informações e problematizar a forma como as séries abordam os temas. Os debates são pertinentes ao meio escolar, daí a importância de inserir os professores nessa discussão”, ressalta a professora Marília, uma das mediadoras desse Cine Anglo.