Coletividade e respeito à natureza em pauta no 4º ano

Alunos conhecem o Instituto Humana Terra em São Lourenço da Serra

Alunos dos 4º ano do Anglo Leonardo da Vinci, unidades Osasco e Granja Viana, conheceram o Instituto Humana Terra em São Lourenço da Serra, um lugar ideal para pensar sobre agroecologia, sustentabilidade e uma vida conectada com a natureza.

Um dos grandes destaques do espaço é que muita coisa é reaproveitada. A equipe improvisa até equipamentos que são usados na manutenção. Partes de uma batedeira foram usadas para construir uma furadeira, por exemplo.

Os visitantes sempre deixam sua contribuição colocando a mão na massa, cultivando a horta ou cuidando do minhocário. Os alunos deixaram sua marca pintando uma parede que havia sido construída em outro momento, por outras pessoas.  Os próximos que chegarem farão o acabamento.

Além disso, empenhados, as crianças fizeram plantações em caixotes. Essas produções foram levadas para escola e, assim, eles sempre poderão se lembrar desse trabalho de campo.

Segundo a organização do Instituto, as ações e projetos apresentados ajudam na construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade e o respeito e a integração com a natureza.

“A partir do momento em que aprendemos sobre sustentabilidade, devemos fazer o possível para atribuí-la em tudo. A proposta do trabalho de campo foi despertar o olhar para sustentabilidade, a permacultura, o trabalho em equipe e a cooperação, entre outros aspectos”, ressaltam as professoras Carla, Cris e Ana Paula.