Confira 4 dicas para estudar em casa

Estudo diário faz toda a diferença. Resolva sempre as tarefas no mesmo dia

Fazer a lição e casa é fundamental para que o aluno veja o conteúdo em outras abordagens. O professor planeja as tarefas, por isso as atividades ajudam no aprendizado e, ao mesmo tempo, é uma forma de não acumular dúvidas e dificuldades.

“A tarefa de casa é um veículo de ligação entre a escola e o lar. Em casa, os alunos dão continuidade ao trabalho iniciado em sala de aula. Eles ampliam e aprofundam seus conhecimentos por meio da leitura, das pesquisas e da realização das lições propostas diariamente”, explica Vanessa.

Segundo a coordenadora, o estudante é capaz de resolver sozinho o problema relacionado à tarefa de casa, mas os pais podem dedicar um tempo para auxiliar. “Alguns minutos analisar e organizar as atividades fazem a diferença na vida da criança e do adolescente”, acrescenta.

Como estudar em casa?

Para que esse momento não seja uma batalha em casa, a família pode mostrar que é possível equilibrar o tempo para estudar e para que outras atividades, programações e brincadeiras aconteçam.

1)   Antes de qualquer coisa, verifique os materiais necessários: revistas, livros, jornais, dicionário, lápis, borracha etc.

2)   Leia cuidadosamente os enunciados, faça grifos com marca texto, sublinhe trechos importantes. Depois, releia a tarefa. Vai ser mais fácil resolvê-la.

3)   Estudo diário faz toda a diferença. Resolva sempre as tarefas no mesmo dia.

4)   Quando necessário, reveja as aulas, registre as dúvidas e converse com o professor.