Confira 5 dicas que vão te ajudar na escolha da carreira

Coordenador Marcos Lanner orienta sobre como lidar com essa fase

 

Uma escolha profissional envolve gostos pessoais, expectativas (de si e de outros), os recursos disponíveis, além das oportunidades pessoais e profissionais, entre tantos outros. Conciliar todos esses fatores pode ser um verdadeiro desafio. Saiba como lidar com essa fase e tomar a melhor decisão.

 

Segundo o psicólogo e coordenador do Anglo Leonardo da Vinci Marcos Lanner, da unidade Granja Viana, as trajetórias profissionais são uma construção diária e contínua, repleta de escolhas, (re) posicionamentos e transformações, que acontecem em um mundo também em contínua modificação. Dessa forma, mais do que entender e buscar a “vocação”, é preciso pensar nessa construção.

 

“O jovem deve estar atento a sua própria trajetória, seus interesses e intenções para, então, projetar quem ele quer ser. Buscar conhecer-se e conhecer o contexto que o cerca é a base para escolher quem ou o que ele quer construir”, explica.

 

Não há como se livrar das expectativas das pessoas. Existe uma cobrança, principalmente, da família. Mas é possível aprender a lidar e negociar com elas. “É sempre importante ter consciência das influências a que estamos submetidos e procurar mais informações para quebrar os preconceitos. Os pais vão aprender a aceitar a singularidade do filho, e este vai encontrar caminhos para comunicar seus anseios e posição”.

 

Orientação Profissional

 

O Anglo conta com uma equipe de psicólogos com especialização em Orientação Profissional. Ajudar os estudantes nessa difícil tarefa de escolher a profissão faz parte das prioridades do colégio. Com a infinidade de cursos, universidades e caminhos profissionais, auxílio faz toda a diferença.

 

 

Confira cinco dicas que vão te ajudar na escolha da carreira:

 

1-   Se conhecer! O autoconhecimento é fundamental para a construção da própria trajetória profissional.

2-   Pesquisar muito! Deixe seu interesse e curiosidade guiarem você, assista a vídeos ou visite sites que trazem informações sobre carreiras e campos profissionais; converse com profissionais, com estudantes universitários etc.

3-   Converse muito! Troque suas impressões com seus colegas, com professores, com familiares. Deixe com que te questionem, tente argumentar. É nesse processo que formamos e solidificamos nossas escolhas.

4-   Conte com a ajuda de profissionais! Se for Aluno Anglo, procure pelo Serviço de Orientação Profissional e de Estudos (SOPE), onde vai poder contar com todo o apoio necessário nessa fase.

5-   Não tenha medo! A escolha profissional não é definitiva e pode e deve ser revista em seu percurso.

 

O coordenador Marcos Lanner é consultor do quadro "Qual vai ser" do programa "Como Será, da rede Globo, e participou de algumas reportagens falando mais sobre o tema. Confira!

 

Quadro "Qual vai ser" do programa "Como Será”:

 

         * Thais:  https://globoplay.globo.com/v/6694751/programa/

 

         * Fernanda: https://globoplay.globo.com/v/6711360/programa/

 

         * Arthur: https://glo.bo/2KcWbCY

 

Matérias de divulgação para Globo em parceria com a Capricho:

 

https://capricho.abril.com.br/vida-real/estou-em-duvida-entre-as-areas-de-humanas-ou-exatas-como-decidir/

 

https://capricho.abril.com.br/vida-real/faculdade-o-que-fazer-quando-nao-gostar-do-curso/