Confira 6 dicas para potencializar sua preparação para o vestibular

Saiba como driblar as dificuldades eestudar da maneira correta

Estudar muito faz parte da rotina de quem vai prestar o vestibular. É uma fase que exige muita disciplina e foco nos conteúdos. Mas não se trata somente do quanto ou do que se estuda, é fundamental saber como se estuda. Confira dicas valiosas para eliminar dificuldades e potencializar a sua preparação.

Segundo a psicóloga e orientadora profissional de estudos do Anglo Leonardo da Vinci, Juliana Farias, muitos alunos acreditam que o caminho é estudar sem pausas, inclusive de madrugada. Outros apostam todas as fichas na leitura de alguns textos. Isso, por exemplo, não é recomendado. “Às vezes, por mais que se tenha estudado em quantidade, o resultado pode não ser dos melhores por conta da falta de qualidade do estudo”, explica.

Por isso, a organização é um fator que deve ser repensado sempre que necessário. É tão importante quanto aprender e fixar o conteúdo exigido nos vestibulares. “Antes de mais nada, invista em planejamentos diários e semanais de estudo.Quais aulas você tem naquele dia? Que dia você vai estudar determinado assunto? Em que momento irá descansar? Quando irá retirar suas dúvidas?”, sugere Juliana.

Além disso, pode ser interessante não estudar somente um único assunto. A orientação é procurar intercalar áreas do conhecimento: uma que você tem mais facilidade com outra que tem mais dificuldade. Se possui dificuldade em Matemática, mas gosta de Português, intercale as duas. “Assim, você irá ‘descansar’ enquanto estuda o que tem facilidade. Esta estratégia aumenta a sua motivação e autoconfiança”, ressalta.

A especialista listou outras 4 dicas que farão toda a diferença na sua rotina de estudos.

1-Estude ativamente

Pense no que funciona para você.  Precisa ler mais do que escrever? Fazer resumos? Independente da sua resposta, é importante estudar ativamente. Isso significa ter ação. Coloque nas suas palavras aquilo que aprendeu. Resolva exercícios, faça resumos, mapas conceituais e fichamentos ou explique em voz alta, para você mesmo ou para outra pessoa. São formas de fixar conteúdo.

 

2-Levante dúvidas

O estudo, seja na escola ou no cursinho pré-vestibular, possui dois momentos:dentro e fora da sala de aula.  No primeiro, é importante não copiar a matéria, mas sim anotar. Em casa, invista nas formas ativas de estudo. Em ambos os momentos, é essencial fazer um levantamento das dúvidas e procurar resolvê-las. Quanto mais estudamos, mais dúvidas temos.

 

3-Aplique a técnica Pomodoro

Possui dificuldade de concentração? Com um cronômetro, estude 25 minutos (um pomodoro) sem parar e pare por 5 minutos. A cada quatro pomodoros, faça uma pausa de meia hora. Nos intervalos mais longos,é recomendado alongar-se, comer uma fruta leve ou beber água. É preferível que o cronômetro não seja o do celular para não cair na tentação de checar as redes sociais.

 

4-Equilíbrio faz a diferença

Não se esqueça de que relaxar, manter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos e dormir são tão essenciais como estudar. Se a sua ansiedade estiver atrapalhando no desempenho das provas, procure ajuda profissional.O equilíbrio da sua saúde física e mental será um diferencial para passar no vestibular.