Dia da Liderança ressalta atitudes fundamentais para a vida

Alunos do Ensino Fundamental I abordam os 7 hábitos do programa O Líder em Mim

 

No último sábado (18), o Anglo Leonardo da Vinci promoveu o Dia da Liderança – Escola de Pais.  Alunos do Ensino Fundamental I das unidades Osasco e Granja Viana organizaram o evento com maestria e fizeram grandes apresentações para as famílias, colocando em prática o programa “O Líder em Mim”. 

Os estudantes fizeram uma releitura dos 7 Hábitos, reconhecendo os benefícios do programa em suas vidas e a importância do trabalho em equipe, da iniciativa, da criatividade, da capacidade de solucionar problemas, da consciência da diversidade.

O 1º ano abordou o hábito “ser proativo”. As crianças compartilharam as metas que traçaram e conquistaram, como amarrar o sapato sozinhas, fazer a lição de casa etc. O 2º ano, da unidade Osasco, falou sobre a “Sinergia”. As famílias compreenderam a importância de aprender a ouvir, a lidar com as diferenças e a usar talentos para o bem comum.

Na Granja Viana, a turma do 2º ano trabalhou os hábitos “Ter um objetivo em mente e Fazer primeiro o mais importante”. Os alunos fizeram uma árvore com bilhetes de metas, e os pais participaram da produção.

Já o 3º ano colocou em pauta o aprendizado sobre compreender e ser compreendido. A escuta empática é fundamental: ouvir primeiro com os olhos, depois cm o ouvido e o coração. O 4º ano, por sua vez, fomentou a reflexão a respeito do Ganha-ganha e a necessidade do diálogo para resolver conflitos. Assim, ambos os lados ficarão satisfeitos.

No 5º ano, da unidade Osasco, o grupo abordou três dos 7 hábitos. Metas, criar rotina para dar conta do que é mais importante e o afine seu instrumento foram apresentados. Na Granja Viana, “Crie Sinergia” envolveu os participantes.

Segundo a coordenadora Cristiane, foi um momento especial no qual a grandeza dos alunos ficou em evidência. “O evento foi muito bem estruturado. Eles se empenharam e refletiram no quanto, de fato, os hábitos interferem em atitudes e posturas. Os pais vieram abertos a ouvir e a compreender. Professores, pais e funcionários também se envolveram muito”, ressalta.

Para as famílias, os temas são importantes não só no desenvolvimento infantil, mas fazem sentido para os adultos e precisam ser replicados em diversas situações da vida. “Cada vez, o evento é melhor. Os alunos são um espelho de como devemos melhorar a cada dia. Eles executaram esse encontro com zelo, capricho e organização. Um dia de muito aprendizado em conjunto”, acrescenta Litia Meia, mãe de aluno.

O evento contou com a dedicação e a criatividade dos professores Márcia, Sonia, Anna, Ediléia, Luana, Angélica, Alexandra, Luciana, Ana Paula, Soraia, Monica, Mário, Eliane e Cris. Além disso, monitores e outros funcionários fizeram toda a diferença no apoio.

Estão todos de parabéns!