Doadores de Sorrisos: Anglo Leonardo da Vinci promove ação para coleta de sangue

Parceria com a Fundação Pró-Sangue é um sucesso

 

O dia 4 de julho foi iniciado com um gesto de grande valor social no Anglo Leonardo da Vinci, unidade Osasco. Em parceria com a Fundação Pró-Sangue, realizou uma ação para coleta de sangue. Alunos, pais e funcionários participaram.

O espaço foi avaliado detalhadamente pela fundação para poder realizar a ação: higienização, quantidade suficiente de mesas e cadeiras, água, sanitários, escadarias etc. O encerramento das inscrições foi antes do esperado: aproximadamente 100 inscritos em poucos dias de divulgação. No total, 66 bolsas de sangue foram contabilizadas.

A iniciativa foi mais uma maneira de integrar a família à escola e de inspirar as instituições de ensino a se mobilizar para a causa. Muitos dos participantes afirmaram que foi um evento extremamente agradável.

Para o estudante do cursinho Jonathan, foi uma novidade. “O Anglo viabilizou algo que eu sempre quis fazer, mas não tinha tempo”. A aluna Carolinne doou pela terceira vez: “É gratificante”.

Segundo Arnaldo Vitale, da Fundação Pró-Sangue, o projeto de coleta externa que o Anglo promoveu ajuda a fomentar uma causa que ainda não tem muitos adeptos no Brasil: a regularidade da doação de sangue.

O orientador do Ensino Médio, João, completa: “Essa ação é uma grande oportunidade. Além do sangue, são doados o tempo, o carinho, o amor. Um gesto de muito valor”.

Sobre a Fundação Pró-Sangue

O volume de sangue coletado pela Fundação Pró-Sangue equivale a aproximadamente 32% do sangue consumido em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Essa tarefa representa um grande desafio diário, já que necessita de voluntários.

O doador precisa passar por uma série de fases para iniciar o processo de doação: medição da pressão, peso, temperatura do corpo e quantidade de ferro no sangue. Após isso, uma entrevista é realizada com perguntas específicas sobre a rotina e acontecimentos dos últimos anos. Caso aprovado, o doador está apto para começar esse gesto tão especial.

 “Obrigada pela sua doação, você está salvando vidas”.