Ensino Fundamental e o prazer pela leitura

Alunos da Granja Viana são incentivados a levar esse hábito para as férias

No Anglo Leonardo da Vinci, os alunos descobrem, dia após dia, o prazer pela leitura. É neste universo que eles percebem que podem fantasiar, rir, sentir medo ou se emocionar. Ler enriquece. Pensando nisso, o Ensino Fundamental, da unidade Granja Viana, foi desafiado a levar esse hábito para as férias.

A professora Marília envolveu as crianças do 6º ano na última atividade de Português do bimestre. Em duplas, eles foram para a biblioteca e escolheram um livro para divulgar na sala de aula e compartilhar com os amigos.

A equipe que fez a melhor recomendação de leitura foi premiada com um vale livro da livraria SBS, parceira da escola. Para a finalização do projeto, a coordenadora Régia, em parceria com a biblioteca do Anglo Osasco, ajudou a promover uma feira de empréstimos.

“A leitura, quando apresentada de forma lúdica, envolve as crianças. O resultado foi demais. Todos os alunos estavam interessados em levar um livro para as férias e em conhecer as opções vindas da outra biblioteca”, conta a professora Marília.

Segundo ela, atividades como essa ajuda o aluno a se familiarizar com a escrita, a ampliar o repertório, a apreciar livros, autores, gêneros, estilos etc. A ideia é que ele amplie o conhecimento de mundo e sobre um assunto determinado. “Também incentivamos a interação entre eles. Esse compartilhamento de ideias é sempre especial”, acrescenta.