Ensino Médio participa de atividade de relaxamento

Alunos aprendem a desacelerar e a aliviar os pontos de tensão

Nesta semana, alunos do último ano do Ensino Médio vivenciaram uma experiência de relaxamento. Silenciar a mente e deixá-la descansar por alguns minutos não é tão complicado e é importante, ainda mais em um ano decisivo como será para eles.

A orientadora Silvia começou indicando os pontos de tensão do corpo, como pescoço e costas, e propôs uma massagem coletiva - um aluno fez no outro. Na sequência, a turma participou do relaxamento individual. Deitados em colchonetes e com os olhos fechados, aprenderam um pouco sobre focar na respiração.

Eles foram envolvidos em uma história, na qual tiveram que imaginar um portal onde todos os pensamentos ruins ficam do lado de fora, basta atravessá-lo. O exercício propôs sentir a temperatura do chão, observar a paisagem e a iluminação, ouvir o som da água e dos animais.

"É uma forma de ajudar os alunos a recuperar o fôlego para manter seu ritmo de estudos. Os ensinamentos sobre respiração, foco na postura etc refletem positivamente no dia a dia e ajuda a turma a desacelerar", explica Silvia.

Meditar, praticar yoga ou ter um tempo como esse para relaxar trazem diversos benefícios à saúde física e mental. “Uma alternativa para quem está buscando fugir da rotina puxada e um lugar para buscar o equilíbrio, a criatividade e a memória” acrescenta.

Ao longo do ano, outras oficinas como essa serão promovidas na escola. Fique de olho!