Escolha da carreira é tema no 2º ano do Ensino Médio

Alunos começam a pensar sobre aprofissão e o futuro

 

As dúvidas e os receios sobre a escolha da carreira se tornam mais latentes às vésperas do vestibular, mas começam muito antes disso. Atentos às necessidades dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, a equipe de orientação profissional do Anglo Leonardo da Vinci iniciou um grupo de reflexão sobre esse assunto com essa turma.

Segundo a psicóloga e orientadora de estudos,Juliana Farias, a ideia é promover um espaço para que eles comecem a pensar nas influências e nos critérios que serão levados em conta na hora de decidir a profissão.

Na primeira roda de conversa, os alunos colocaram no papel quais seriam os pontos positivos em um ambiente de trabalho, como poder viajar, estar perto da família, ter determinado estilo de vida. Então, discutiram quais carreiras poderiam garantir isso.

“Eles expuseram suas dúvidas, falaram sobre como é difícil fazer essa escolha. Também pensaram sobre o futuro e o que esperam da vida adulta. Essa ação vai ajudá-losa tomar uma escolha segura e consciente no decorrer do Ensino Médio”, ressalta a orientadora.

Quer saber mais sobre escolha da carreira? Confira 5 dicaspara lidar com essa fase.