Evento no Anglo Osasco aborda o retrato do Brasil

Alunos participam de reflexão sobre a identidade do país e a sua formação cultural

Os vestibulares têm abordado a identidade do Brasil. A trajetória da figura do malandro aparece com perspectiva sociológica e histórica. Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema, o Anglo Leonardo da Vinci organizou uma aula aberta com o retrato do país e da sua formação cultural.

O encontro aconteceu no Anglo Osasco no último dia 16 de setembro. Para participar, estudantes do Ensino Médio, Cursinho, FIPEN e convidados doaram um litro de leite e foram encaminhados para a AACC. Toda a arrecadação será encaminhada para uma entidade carente.

Segundo o professor Douglas, de Literatura, a ideia foi refletir sobre a origem de muitas características do brasileiro e observar em quais momentos a figura do “malandro”, ainda que a mesma não apareça tanto na nossa sociedade. “Os vestibulares têm uma preocupação com a identidade nacional e traz questões sobre qual é a cara do Brasil”, explica.

A palestra fez referência aos livros O Cortiço, Memórias de um Sargento de Milícias e Capitães de areia, que falam sobre o “jeitinho brasileiro”. Também mencionou Chico Buarque de Holanda sobre a preservação do tema.

“O Brasil está em busca de sua identidade. É importante resgatar a história da música brasileira, que diz muito sobre nós. Temos que ter a memória certa, já que ela define nossa tradição, nossa história, até mesmo influencia a nossa participação política”, ressalta o professor.

As universidades estão procurando aprofundar esses aspectos em suas provas. “A cultura é transformadora e entender todo esse cenário é importante não só para o aluno ir bem nas provas, mas para se identificar com a sua raiz”, finaliza.

Foram doados 177 litros de leite para a Instituição AACC.

"São Paulo, 25 de setembro de 2017.

Prezado,

Colégio Anglo Leonardo Da Vinci/ Enio Barboza.

O trabalho que a AACC realiza é um misto de amor, solidariedade, alegria, desafios constantes, pés no chão e cabeça em nosso sonho.

E é muito gratificante perceber que há pessoas que acreditam em nosso trabalho, confiam em nossa seriedade e colocam-se lado a lado conosco na luta diária para dar às crianças e aos adolescentes com câncer e suas famílias, melhores condições para lidarem com a doença.

Assim, gostaríamos de agradecer as doações realizadas, que serão destinadas para a AACC.

São ações como essa, que nos animam a continuar no cumprimento de nossa missão.

Esperamos sinceramente poder contar com sua confiança e parceria em outras oportunidades, para que juntos possamos tornar mais sonhos em realidade.

Muito obrigada, de coração.

Wanir Rotta

Presidente"