Fundamental I conhece o centro de São Paulo

Alunos veem a história da cidade em suas construções

Com seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. Caminhar pelo centro é uma oportunidade de ver a história da cidade em suas construções. Alunos do Ensino Fundamental I vivenciaram essa rica experiência no TC Centro.

Uma vila com 30 mil habitantes se tornou essa grande metrópole com cerca de 12 milhões de habitantes. Os alunos conheceram o Pátio do Colégio, imergindo na época da colonização. Edifícios como o Teatro Municipal e a Catedral da Sé impressionaram pela arquitetura.

O trajeto destacou obras importantes e apresentou ainda ligações com fatos e personagens históricos. Os estudantes aprenderam sobre os jesuítas, técnicas de construção e materiais utilizados na época. Observaram e registraram num mapa os pontos turísticos que visitaram e mais gostaram. 

Outras ruas famosas, curiosidades e a história do Mercado Municipal também entraram em pauta. Depois de muito explorar e anotar, a turma fez um desenho do monumento preferido e justificou sua escolha.

“São Paulo é a capital dos negócios, da cultura, do entretenimento e da gastronomia. É importante que os alunos conheçam mais sobre sua história. Um simples passeio pelo centro proporcionou às crianças uma experiência única e fascinante”, conta a professora Soraia.