Fundamental I faz planta baixa da horta da escola

Pequenos exploradores aprendem sobre alimentação e cuidados com as plantas

Os pequenos exploradores do 4º ano do Anglo Leonardo da Vinci partiram para mais uma intrigante expedição: conhecer, cuidar e colher na horta da escola.

O conteúdo do material se baseia todo em alimentação saudável, construção de uma horta, compreensão de flores e frutas. Durante o primeiro semestre, a turma aprendeu sobre comer bem, estudaram a embalagem dos produtos e analisaram os componentes daqueles que são industrializados. Também tiveram uma aula com nutricionista.

Agora, o projeto continua e as crianças aprenderão na prática. Com lupas e bússolas, elas foram para o jardim observar onde seria o melhor espaço para plantar. Construíram, individualmente, a planta baixa do lugar que consideraram mais adequado e justificaram sua escolha.

Depois, no coletivo, definiram qual seria o espaço para a horta da turma. “Eles já tinham o conhecimento sobre o que precisavam para plantar e chegou a hora de colocar a mão na terra”, conta a coordenadora Cristina. Todo o dia, duas crianças vão lá cuidar do cantinho.

Segundo a coordenadora, o próximo passo é montar uma jardineira com eles, onde vão plantar e levar para continuar cuidando em casa. Assim, os alunos ampliam seu conhecimento sobre alimentação, cuidados com as plantas e o meio ambiente, consumo e bons hábitos.