Nova biblioteca no Ensino Fundamental I anima as turmas

Anglo Leonardo da Vinci incentiva hábitos de leitura

Os alunos do Ensino Fundamental I do Anglo Leonardo da Vinci estão curtindo um novo espaço destinado especialmente a eles: a biblioteca. Além do acervo de livros que eles já tinham acesso em sala de aula, agora, podem aproveitar um cantinho de leitura com muitas novidades.

Na inauguração, teve contação de histórias feita pelos próprios alunos. A turma da manhã foi envolvida em uma roda de leitura e um bate-papo sobre “a construção da história da nossa vida a partir das lembranças que temos”.

À tarde, uma aluna contou o conto de um rei que deu uma semente para todas as pessoas do reino. Quem cultivasse e apresentasse a flor mais bonita receberia uma recompensa. O que ninguém sabia é que a semente não germinaria. Apenas uma pessoa levou o vaso vazio. A moral da história é que a verdade é o melhor caminho.

Segundo a coordenadora Cristina, as crianças ficaram entusiasmadas com a nova biblioteca e aproveitaram muito essa atividade de contação. “Acreditamos na importância da leitura para a formação dos alunos, e esse espaço é mais uma bela surpresa que envolverá a todos”, ressalta.

Para garantir que as turmas se interessem pela nova biblioteca, algumas ações estão sendo feitas. Cada sala terá um líder, que será responsável por todo o processo organizacional da biblioteca e terá papel fundamental no incentivo à leitura.

Uma reunião foi realizada com eles para alinhar todos os processos, como: eles vão orientar os colegas sobre o que não deve ser feito com os livros (grampear, colar adesivos, dobrar páginas etc); aprenderam sobre a organização das estantes e do espaço de leitura e entenderam como vai funcionar a devolução e a renovação.

O espaço também será usado no intervalo e no fim do dia. Uma bibliotecária estará no local quinzenalmente para fazer os empréstimos com o auxílio dos líderes.

Conheça e aproveite!