“O que é Loucura?” é tema de palestra no Ensino Médio

Com base nas teorias do filósofo Foucault, alunos discutem tema atual

A loucura e o insano foram temas de pouca importância no decorrer da história, mas ganharam notoriedade no início da contemporaneidade. Os alunos do 3º ano, da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e do Pré-Vestibular estudaram as teorias do filósofo Foucault, o surgimento da psiquiatria e desmistificaram o que é a loucura nos dias atuais na palestra com a Dra. Ana Paula Marques, mãe de aluna.

O professor Fernando, de filosofia, abriu espaço para que os estudantes ampliassem o entendimento sobre o assunto, e eles escolheram fazer o debate com a psiquiatra.

A especialista levou um texto que mostrava hábitos de uma tribo indígena que podem parecer totalmente estranhos aos olhos de pessoas de outras culturas.  Ana Paula falou sobre pontos de vista diferentes, indicando o estigma que está por trás do significado de loucura. Abordou também os transtornos mentais e respondeu às perguntas da turma.

Segundo a orientadora da unidade Granja Viana, Juliana, os alunos estão convivendo desde cedo com casos de depressão e de ansiedade, por exemplo. O bate-papo mostrou que, em algum momento, isso pode aparecer na vida do aluno mesmo.

“Eles ou alguém da roda de convivência deles podem apresentar um descompasso emocional e existem formas de lidar com isso. Desmistificando a loucura e o que é a normalidade, mostramos os cuidados com a saúde mental e as possibilidades de viver uma vida melhor”, conta Juliana.

Além de enriquecer o aprendizado de filosofia, o encontro foi uma oportunidade para os vestibulandos de medicina conhecerem mais sobre a psiquiatria e esta área de atuação.