Operação Lava Jato em pauta no Curso Pré-Vestibular

Alunos participam de aula especial sobe o Papel Judiciário na democracia

Alunos do Curso Pré-Vestibular do Anglo Leonardo da Vinci participaram de uma aula especial sobre o Papel Judiciário na democracia, com destaque para a República brasileira. A discussão teve início com uma contextualização histórica e foi finalizada com as repercussões recentes da Operação Lava Jato e da atuação do Supremo Tribunal Federal.

Os alunos compreenderam desde a formação dos Estados ocidentais, com a concentração do poder nas monarquias absolutistas, até a Era das Revoluções, quando a convergência entre as ideias iluministas/liberais e os movimentos políticos levaram à consolidação de regimes políticos representativos.

A partir das reflexões de Montesquieu, político, filósofo e escritor francês, o professor Ferraro, de História, discutiu a organização dos poderes, com destaque para o modelo tripartido dividido entre o Executivo (Administrativo), o Legislativo e o Judiciário.

Por meio da análise do caso brasileiro, ele apresentou o modelo previsto na Constituição de 1988. Em seguida, descreveu o papel ativo do Judiciário no cenário político brasileiro da Nova República, perpassando os governos de Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer (e o arranjo conhecido como "presidencialismo de coalizão").

A aula foi concluída com os acontecimentos mais recentes, com ênfase no papel da Operação Lava Jato e do Supremo Tribunal Federal. “Promovemos uma reflexão interessante sobre o fenômeno da ‘judicialização da política’, conteúdo importante para a formação e a preparação para os vestibulares", ressalta Ferraro.