Palestra no 4º ano ressalta a importância da boa alimentação

Nutricionista fala com alunos sobre alimentos nutritivos, consumo de água e muito mais 

Para reforçar todo o conteúdo sobre alimentação saudável e grupos alimentares abordados no material Anglo, nada melhor do que ouvir de quem mais entende do assunto: uma nutricionista. Carolina Sá falou com o 4º ano sobre bons hábitos e apontou muitas dicas.

Durante a palestra com os alunos, a especialista explicou o funcionamento do sistema digestivo e como os nutrientes chegam para as células do corpo. Falou sobre a importância da água e mostrou como cada grupo de alimentos atua para manter o funcionamento do organismo.

Os reguladores são fonte de vitaminas e minerais. Assim, frutas e verduras são essenciais para manter ossos e tecidos. Sem carboidrato, não há energia, entre outros exemplos.

Carolina também discorreu sobre a pirâmide dos alimentos e a necessidade de as crianças apreciarem sempre um “prato colorido” - com muita variedade. Aprenderam a higiene das mãos, a montar um lanche saudável e ainda participaram de um exercício de atenção plena (Mindful Eating).

“Neste, a ideia foi despertar todas as sensações usando os cinco sentidos.  Com atenção, pode-se tirar o máximo de proveito dos alimentos. Além disso, é importante respeitar os sinais fisiológicos do corpo, como fome e saciedade”, explica a nutricionista.

Para finalizar, ela ressaltou que não existem alimentos vilões e milagrosos. “Pode comer de tudo, mas não de uma vez. É preciso ter atenção e bom senso, priorizando os alimentos verdadeiros, ou seja, com o mínimo de interferência da indústria”.