Palestras ampliam discussão sobre consciência negra no Fundamental II

Alunos se posicionam de forma crítica e consciente

 

O Anglo Leonardo da Vinci tem realizado alguns projetos socioemocionais. Neste ano, os professores responsáveis pelas ações estabeleceram a "consciência negra" como tema para debate com alunos do Fundamental II. Parte do encerramento do semestre, duas palestras foram realizadas para ampliar as discussões.

A professora Stefanie, de Geografia, trabalhou com o conceito amplo de escravidão. Apresentou o ponto de vista político, econômico, social e emocional nas diferentes fases da História e nas manifestações dessa prática, que se estende até os dias de hoje.

Já o professor Ricardo, de História, abordou o racismo no Brasil e sua vinculação com a escravidão. “Os dois assuntos buscaram desconstruir estereótipos e tratar de questões fundamentais, como liberdade, igualdade,  respeito à  diversidade e à dignidade humana”, relata o professor.

Segundo a professora Stefanie, os alunos, mais uma vez, foram participativos e se posicionaram de forma crítica e consciente. “Deixaram nossa equipe orgulhosa pelo excelente resultado obtido”, acrescenta.