Passeio à Toca da Raposa entusiasma alunos do 3º ano

Crianças da Granja Viana e Osasco conhecem muitos animais de perto

Alunos do 3º ano do Anglo Leonardo da Vinci, unidades Granja Viana e Osasco, conheceram a Toca da Raposa, em Juquitiba. Esse trabalho de campo ressaltou, além da preservação da natureza, questões sobre alimentação dos animais e despertou a consciência sobre a importância da reciclagem.

As crianças fizeram uma trilha pela Mata Atlântica com acompanhamento de um biólogo. Puderam observar plantas e animais em extinção e bichos  debilitados que estavam sendo cuidados. Além disso, conheceram um criadouro, onde havia araras, tucanos, macacos, águia, coruja, e, claro, raposas.

Elas vivenciaram o processo de compostagem, que é o tratamento natural de lixo orgânico, como casca de ovo, de banana etc. Esse material vira adubo para o local. Também ficaram encantadas com os ensinamentos sobre a forma correta de cortar os alimentos para cada tipo de animal e outros hábitos desse ambiente.

Segundo a professora Fernanda, durante o passeio, os alunos relembraram ensinamentos feitos em sala de aula. “Com oito anos, eles já têm consciência da importância da reciclagem, por exemplo, e viram isso na prática. Todos amaram”, conta.

Estar em contato com a natureza sempre enriquece e faz as turmas voltarem entusiasmadas para a escola. “Valorizar a responsabilidade sócio ambiental é fundamental para a formação deles. Foi um dia de muito aprendizado e diversão”, acrescenta a professora Luciana.