Reunião compartilhada: alunos mostram suas metas aos pais

Por meio da autoavaliação, as crianças percebem o que pode melhorar no próximo semestre

 

Dando andamento ao encerramento do semestre, o Anglo Leonardo da Vinci promoveu a reunião compartilhada com pais, uma oportunidade para os alunos do 4º ano e do 5º ano apresentarem suas conquistas, média e autoavaliação do período.

Esse processo começou em sala de aula com as professoras Carla, Cris e Soraia. Os estudantes refletiram sobre os conteúdos que foram abordados no semestre e no comportamento que tiveram diante de cada desafio e aprendizado.

Segundo a coordenadora Cristina, são diversos os tópicos para a autoavaliação, como o uso da linguagem em matemática, leitura e escrita de número decimal, leitura e análise de gráfico, entre outros. As crianças puderam classificar seu conhecimento como “pleno, em processo ou aprimorar”.

A segunda etapa foi criar a meta com estratégias para avançar no que não foi conquistado nesse plano. Um dos alunos, por exemplo, colocou como meta prestar mais atenção na aula quando a professora estiver explicando e a sua estratégia é também estudar pelo menos 1 hora por dia. “É por meio dessa conscientização que ele traça objetivos e busca melhorar”, conta.

A coordenadora Rosana acrescenta que, ao fazer essa autoanálise, as turmas já se posicionam de maneira adequada para o próximo período. “Esse processo é encarado de forma tranquila e, como resultado, eles focam no que desejam alcançar”.

Os pais ficam sensibilizados ao ver essa consciência do aluno e essa construção autônoma do filho deles em verificar o seu próprio rendimento. “O encontro é bastante positivo e também é um momento em que as famílias podem reforçar o potencial da criança e mostrar que acredita que ela conseguirá chegar à sua meta”, finaliza.