Robótica Anglo se destaca no Torneio Nacional de Robótica LEGO

Lion Bots ficou entre as 20 primeiras equipes do Brasil

 

Estudantes do Anglo Leonardo da Vinci estiveram ao lado das melhores equipes de robótica do Brasil no Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League em Curitiba. Foram 83 times de escolas públicas e particulares, formados por estudantes de 9 a 16 anos. Lion Bots ficou entre as 20 primeiras.

Para participar da maior competição de robótica do país, o grupo se destacou em seletivas regionais. Nossa equipe conquistou sua vaga em Indaiatuba, ficando entre as nove melhores equipes do Estado de São Paulo.

Na temporada atual – Hydro dynamics – o desafio foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordaram temas, como encontrar, transportar, usar ou descartar água.

Entre as atividades propostas no torneio está o Desafio do Robô, nos qual estes precisam cumprir determinadas missões. O robô deveria navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água foram ações feitas, por exemplo.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design. Os times puderam utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e da programação.

“Nossos alunos vivenciaram diversas culturas, palestras, venceram desafios propostos, aprenderam e se divertiram muito. Assistiram à palestra “Ciência em show!” e conheceram o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Foi uma experiência valiosa”, relata o professor Josué.