Saiba 5 dicas para ajudar o seu filho na hora de fazer a lição de casa

Planejamento de horários e organização da rotina são fundamentais

As crianças vivem dias corridos. Além da escola, elas participam de outras atividades extras, como inglês, esporte, música etc. Isso significa que o tempo é curto. Como conciliar todos esses compromissos com o dever de casa?

Para a estrutura psíquica e física delas, a rotina é fundamental. É como uma bússola que vai direcionar o seu filho e ajudá-lo a se organizar. Conversar e definir um horário para a realização da lição de casa é importante para que ele saiba dessa responsabilidade, fique confiante e consiga cumprir.

“Nas aulas de orientação, buscamos incentivar o planejamento de horários da semana por meio de uma grade de horários em que os alunos devem reservar cerca de 2 horas do seu dia para a tarefa de casa”, explica a coordenadora Régia, do Ensino Fundamental II. “Aula dada, aula estudada”, completa Rosana, do Ensino Fundamental I

Confira outras 5 dicas que podem ajudar as crianças a fazer o dever de casa com mais tranquilidade:

- Façam uma programação semanal levando em consideração todos os compromissos da criança (incluindo tempo em deslocamento). Estabeleçam um horário fixo por dia para os estudos e para o lazer.

 

- Nunca deixem a lição de casa para a última hora. Ela é a retomada de conteúdo, a oportunidade de verificar se entendeu ou não a matéria. Se a criança faz isso, no dia seguinte, pode tirar a sua dúvida.

 

- Façam um check list de todas as tarefas da semana com seus prazos e comecem pelos mais "urgentes".

 

- Não tem problema os pais ajudarem no dever de casa, mas, sempre que a criança fizer uma pergunta, deve-se responder com outra. Ela tem que encontrar uma saída para as dificuldades, exercitar o pensamento e encontrar uma solução para gerar maior independência.

 

- Mostre para a criança que, se bem distribuída ao longo da semana, as horas de estudo não serão maçantes e sobrará tempo para as outras atividades, programações ou brincadeiras.